skip to Main Content

Grupo Preceram com presença ativa na 10ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto

O Grupo Preceram participou na Semana da Reabilitação Urbana do Porto 2022, que teve lugar entre 22 e 24 de novembro no Palácio da Bolsa no Porto. As empresas do Grupo Preceram aproveitaram o evento para apresentar algumas novidades.

Consolidando a sua importância, a 10ª edição registou 6900 inscrições, um número absolutamente recorde que coloca esta edição de aniversário como a mais concorrida de sempre.

Temas como o acesso à habitação, a habitação multifamiliar para arrendamento ou built to rent, a dinâmica do turismo e da captação de novas empresas marcaram a agenda deste ano. Mereceram destaque os temas da sustentabilidade e da energia com foco, nomeadamente, no desafio que representam os edifícios NZEB. E ainda os temas da tecnologia, desde logo o potencial do BIM (Building Information Modeling), da construção modular e dos novos materiais.

O Grupo Preceram teve uma presença bastante ativa, estando presente no espaço de exposição, participando em duas sessões de debate e apresentando ao público novidades no decorrer do certame.

A Semana da Reabilitação Urbana do Porto promoveu, no dia 22 de novembro, um debate centrado no futuro da construção: BIM e a construção modular. O Grupo Preceram foi coorganizador desta sessão principal e com a moderação do painel a cargo de Ávila e Sousa, Diretor Técnico e Marketing do Grupo Preceram, debateu-se, entre especialistas, o tema do BIM e a construção modular enquanto “futuro da construção”.

Foram debatidas as visões e abordagens do pretendido para o futuro da construção e dos principais benefícios naquilo que é o retorno da construção modular, evidenciando-se a importância do uso racional dos recursos, a diminuição dos custos envolvidos e a diminuição dos prazos associados à construção.

Ver vídeo

 

No dia 23 de novembro o Grupo Preceram promoveu a conferência: “Soluções Sustentáveis para a (Re)Construção Eficiente. Como melhorar o conforto e o comportamento energético dos edifícios?”.

Num momento de urgência climática e em que ainda muitas pessoas em Portugal não têm os meios necessários para climatizar a sua habitação, a construção é chamada a reagir com novas soluções de eficiência energética e de melhoria dos edifícios. Ávila e Sousa, destacou que em plena crise e transição energética, as necessidades «tocam no bolso, e agora fazem-se as poupanças que sempre se deviam ter feito». Por outro lado, «é muito preocupante o número de pessoas que não têm dinheiro para aquecer a sua habitação, é uma questão de perder muito calor e muito dinheiro. Esta falta de conforto em casa traduz-se em problemas de saúde e mais mortes no inverno».

Hoje em dia, é necessário mais conforto com baixo consumo energético, mais segurança e saúde, e a sustentabilidade ganha cada vez mais importância.

Com uma numerosa adesão do público a sessão exclusiva do Grupo Preceram, serviu assim o objetivo de alertar uma vez mais para esta urgência, e explicar como melhorar o conforto e o comportamento energético dos edifícios através de sistemas construtivos e soluções de desempenho melhorado e como selecionar as soluções mais adequadas para cada obra, tanto em termos de características como de preços.

Foi também apresentado o novo catálogo de soluções e sistemas para paredes. Esta biblioteca de soluções foi elaborada em conjunto com o Itecons (Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade) que aceitou o desafio do Grupo Preceram para levar a cabo a caracterização técnica de um conjunto de soluções construtivas que combinassem materiais das várias empresas do grupo, mas também de outras empresas parceiras.

 

Durante o certame o Grupo Preceram apresentou ao público uma nova experiência visual e auditiva, criada para enumerar e descrever todas as vantagens das soluções construtivas da Volcalis e da Gyptec. Os visitantes tiveram a oportunidade de experienciar uma visita virtual a uma obra de referência, o The Editóry Riverside Santa Apolónia Hotel. Este hotel situado na estação de Stª Apolónia em Lisboa, recupera parte do edifício da histórica estação num luxuoso hotel de 5 estrelas.

O Grupo Preceram contribuiu de forma ativa para esta recuperação, intervindo desde o início do projeto com a consultoria técnica e as soluções em placas de gesso Gyptec e lã mineral Volcalis, de forma a modernizar o edifício aumentando também o seu conforto acústico.

Veja a galeria de imagens da nossa participação aqui.

Back To Top