skip to Main Content
(+351) 233 403 050 geral@gyptec.eu Área reservada / Login

Para além das exigências legais, existe uma pressão crescente para que os edifícios sejam energeticamente mais eficientes. As características da envolvente são fundamentais e tem que estar descritas logo no projeto de Arquitetura.

A biblioteca de paredes exteriores, foi desenvolvida em parceria com o Itecons que aceitou o desafio do Grupo Preceram para levar a cabo a caracterização técnica de um conjunto de soluções construtivas que combinassem materiais das várias empresas do grupo, mas também de outras empresas parceiras.

As soluções construtivas foram definidas no sentido de dar resposta aos requisitos legais de comportamento térmico dos edifícios. Ou seja, o objetivo foi o de encontrar e caracterizar soluções para auxiliar os projetistas a melhorar o desempenho energético das suas construções.

Todas as soluções apresentadas são adequadas a edifícios com necessidades energéticas quase nulas, os chamados nZEB.

Temos assim paredes em tijolo térmico e acústico Preceram, com isolamento pelo interior em sistemas de placas de gesso Gyptec e lã mineral Volcalis, mas também soluções com isolamento pelo exterior em sistema ETICS com cortiça da Amorim ou argamassas térmicas da SECILTEK.

Partindo desta base de trabalho, foram elaborados um conjunto de fichas de paredes que, para além da caracterização do sistema, apresenta a indicação das zonas climáticas onde se recomenda a sua utilização.

O relatório resumo da nova Biblioteca de Paredes, disponível nos sites do Grupo Preceram, agrupa as fichas técnicas em famílias de soluções, de acordo com os sistemas de isolamento e os valores de U alcançados. Mantendo sempre espessuras de isolamento economicamente competitivas, foi possível obter soluções com valores de coeficientes de transmissão térmica superficial adequados também para edifícios Passive House, para todas as zonas climáticas do país.

Consulte o relatório aqui:

Back To Top