Saltear al contenido principal
(+351) 233 403 050 geral@gyptec.eu Área reservada / Login

Designação do projecto: VALES I&D
Código do projecto: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização ( POCI-01-0247-FEDER-018699)
Objectivo principal: Desenvolvimento, otimização e caracterização de placas de gesso reforçadas com mantas de fibra de vidro para aplicação em ambientes húmidos e no exterior.
Região de intervenção: Centro
Entidade beneficiária: GYPTEC IBÉRICA, S.A.

Data de aprovação: 25-05-2016
Data de início: 08-07-2016
Data de conclusão: 08-07-2017
Custo total elegível: 20.000,00 EUR
Apoio financeiro da União Europeia: 15.000,00 EUR

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

  • Desenvolvimento de placas de gesso reforçadas com mantas de fibra de vidro;
  • Caracterização e otimização das suas características físicas, mecânicas e de reação ao fogo (realização de estudos de flexão, impacto, arrancamento, isolamento a sons aéreos, absorção acústica, resistência térmica e comportamento de reação ao fogo);
  • Caracterização e otimização da resistência do produto ao desenvolvimento de microrganismos, tendo em consideração a potencial exposição a atmosferas condensantes (realização de estudos com recurso a câmaras bioclimáticas capazes de reproduzir condições ambientais relevantes para o desenvolvimento deste tipo de patologias).
  • Esta placa com base nos ensaios realizados apresentou ser uma placa com um comportamento adequado a ambientes exigentes, que apresentem uma humidade relativa muito elevada.
    Para além da resistência à humidade, a campanha de ensaios realizada permitiu concluir que a placa possui outras vantagens relativamente às tradicionais placas de gesso laminado. Entre elas, salienta-se um melhor comportamento ao fogo e uma maior resistência mecânica. Verificou-se ainda, através do ensaio de determinação do índice de isolamento sonoro a sons de condução aérea que esta placa tem um melhor resultado quando comparado com o de uma solução análoga, com integração da tradicional placa Gyptec BA13 Standard.

A utilização da nova placa Gyptec Protec poderá, desta forma, ser utilizada quando as tradicionais placas de gesso laminado não são recomendadas, tornando extensível a construção leve a ambientes mais exigentes.

Volver arriba