O Grupo Preceram participou em mais uma edição da Tektónica, que teve lugar nos dias…
A Gyptec Ibérica é uma empresa portuguesa, inserida no Grupo Preceram, que se dedica à produção de placas de gesso utilizando métodos sustentáveis desde 2009.
Partindo desta descrição resumida, desenvolve-se toda uma atividade complementar de conceção e caracterização de soluções construtivas que tragam mais-valia para a arquitectura e para as pessoas, que contribuam para a saúde e bem-estar e possibilitem a redução dos consumos de energia nos edifícios.
Esta missão, desenvolve-se em vários planos, desde logo na disponibilização dos materiais complementares necessários para a instalação dos sistemas construtivos: perfis, elementos de fixação, massas, bandas, um sem número de acessórios fabricados por empresas parceiras como a Perfisa.
Com a construção da fábrica de isolamentos em Oliveira do Bairro, o Grupo Preceram consolidou a sua oferta e foi possível à Gyptec ampliar a sua gama de produtos e soluções integrando a lã mineral Volcalis.
Paralelamente, existe todo um trabalho de investigação e desenvolvimento na procura das melhores soluções, no plano técnico, mas também económico, que respondam às necessidades do mercado: eficiência energética, isolamento térmico e acústico, resistência ao fogo, durabilidade, redução do tempo de instalação.
Por último, mas não menos importante, o apoio técnico à prescrição e à implementação em obra. Continua a ser uma referência no setor o Manual Técnico Gyptec, desenvolvido com o Itecons e que já vai na sua 3ª edição.
Desde a génese da empresa estão preocupações de sustentabilidade muito fortes: redução do impacto ambiental com a utilização de matérias primas recicladas e fontes de energia o mais limpas possível, fabrico de produtos com valor acrescentado para o consumidor que contribuíssem para o bem-estar e disponibilização ao mercado de soluções economicamente competitivas.
Este compromisso vem já de há muitos anos quando em 2013 introduziu a placa mais leve do mercado que permitiu reduzir o consumo de recursos e diminuir o impacto ambiental. Para além de uma placa mais fácil de manejar e instalar, foi possível aumentar a quantidade de placas em cada transporte e reduzir o CO2 associado. Outra mais valia dessa inovação foi a diminuição da condutibilidade térmica da placa de gesso Gyptec em 30%, tornando-a mais eficiente em soluções de reabilitação energética.
Especificamente, com vista à redução do consumo energético e redução das emissões de carbono, no final de 2022 foi instalado um novo sistema de produção de calor mais eficiente. No ano seguinte a Gyptec aumentou a capacidade instalada de produção fotovoltaica.
Estes investimentos resultam de uma política de melhoria contínua, alicerçada em princípios de eco design e avaliações de ciclo de vida. Consciente da importância destes instrumentos serem materializados em documentos comparáveis, a Gyptec registou uma Declaração Ambiental de Produto junto do DAP Habitat e, de imediato, começou a trabalhar no sentido de melhorar os indicadores ambientais identificados como menos favoráveis.
Procurando ser proativa e pioneira nesta área, já em 2025 a Gyptec recebeu a certificação AENOR N Sustentável (Ns). Esta certificação, baseada na certificação de qualidade N, adicionando critérios europeus de sustentabilidade Level(s), avalia periodicamente o compromisso do fabricante com a sustentabilidade, através da verificação de indicadores relacionados com aspetos sociais, económicos e ambientais.
A Gyptec está empenhada em continuar a contribuir, com soluções incorporando materiais reciclados e de baixo impacto ambiental, para a construção e reabilitação sustentável de edifícios eficientes termicamente e com um excelente conforto acústico.