skip to Main Content

Volcalis regista 5 Declarações Ambientais de Produto

Toda a gama de isolamento em lã mineral, produzida pela Volcalis está abrangida pelas cinco DAP/EPD recentemente registadas no Sistema DAPHabitat de acordo com as normas ISO 14025, EN 15804 e EN 15942 e na lista europeia ECO PLATFORM.

A Volcalis é atualmente a empresa com mais Declarações Ambientais de Produto registadas no DAP Habitat.

Estas são o resultado de um longo trabalho de investigação e desenvolvimento, ao longo dos últimos quatro anos, nas instalações em Oliveira do Bairro da mais recente empresa do Grupo Preceram.

As DAP, Declarações Ambientais de Produto ou EPD na sua sigla em inglês, resultam de um processo de otimização do processo produtivo, baseado nas avaliações de ciclo de vida que foram executadas pelos investigadores do CERIS – Centro de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade – do Instituto Superior Técnico.

Embora de carácter voluntário, as DAP são fundamentais quando se pretende aceder a mercados mais exigentes, tanto a nível nacional como internacional.

Por outro lado, para a elaboração destas declarações é necessário efetuar uma ACV, avaliação do ciclo de vida, ferramenta essencial para num processo de ECO-design, identificando oportunidades de melhoria ao longo de toda a cadeia produtiva, utilização e fim de vida dos produtos.

Os cinco documentos agora registados no programa português DAPHabitat e também na plataforma europeia ECO PLATFORM, abrangem toda as gamas e referências de lã mineral produzidas pela Volcalis.

 

As DAP podem ser consultadas e descarregadas em: https://daphabitat.pt/pt_PT/dap/dap-registadas/

Estando também disponíveis no portal europeu ECO Platform em: https://www.eco-platform.org/epd-data.html

Back To Top